Entre a ruptura estética e a responsabilidade histórica

            


            O texto O movimento modernista[1], de Mário de Andrade, resulta de uma conferência proferida em 1942, vinte anos depois da Semana de Arte Moderna de 1922. Mais do que apresentar uma narrativa histórica sobre o Modernismo brasileiro, o autor realiza um balanço de sua própria geração e de sua participação no movimento. A distância temporal permite que ele examine tanto as conquistas modernistas quanto suas limitações, abandonando qualquer postura meramente comemorativa.

A conferência possui especial relevância porque é produzida por um dos principais protagonistas do Modernismo brasileiro que não escreve como um observador externo, mas como alguém que participou diretamente das experiências, dos conflitos e das transformações provocadas. Entretanto, essa proximidade não o leva a produzir uma defesa incondicional de sua geração. Ao contrário, o autor assume uma postura autocrítica e, em alguns momentos, demonstra profundo desconforto com aquilo que ele e seus companheiros não conseguiram realizar.

Logo no início do texto, Mário de Andrade apresenta o Modernismo como um movimento que ultrapassou os limites da arte. Segundo ele, o movimento interferiu nos costumes sociais e políticos e contribuiu para a formação de um novo estado de espírito nacional. A Semana de Arte Moderna, nesse sentido, teria sido o “brado coletivo principal” de uma transformação histórica mais ampla (Andrade, 1942, p. 13). O evento de 1922 não teria criado isoladamente a renovação artística, mas funcionado como uma manifestação pública e simbólica de mudanças que já estavam em curso na sociedade brasileira.

Essa interpretação é importante porque evita reduzir o Modernismo a um acontecimento restrito ao Teatro Municipal de São Paulo. A Semana aparece como parte de um processo relacionado à industrialização, à urbanização, ao contato com as vanguardas europeias e à necessidade de revisão da cultura nacional. Mário de Andrade reconhece que os modernistas foram porta-vozes de uma força “universal e nacional” muito mais complexa do que os próprios participantes do movimento (Andrade, 1942, p. 14).

O autor também discute as condições que tornaram São Paulo um espaço privilegiado para o surgimento do Modernismo. A economia do café, a industrialização e a rápida transformação urbana teriam aproximado a cidade das novidades intelectuais e artísticas internacionais (Andrade, 1942, p. 27). Embora o movimento apresentasse forte preocupação com a identidade brasileira, o escritor admite que parte considerável de suas formas e propostas foi importada da Europa (Andrade, 1942, p. 26). Essa afirmação revela uma das contradições fundamentais do Modernismo: a busca por uma cultura autenticamente brasileira foi inicialmente estimulada por movimentos estrangeiros de renovação estética.

Contudo, essa influência europeia não significa que o Modernismo tenha se limitado à imitação. Os modernistas apropriaram-se das vanguardas internacionais para questionar o academicismo e repensar a realidade nacional. Assim, a importação de novas técnicas tornou-se um instrumento de crítica à dependência cultural brasileira. A partir das experiências europeias, os artistas procuraram construir formas próprias de representação da língua, da cultura e da sociedade do país.

Na avaliação de Mário de Andrade, o movimento modernista apresentou, em sua primeira fase, um caráter essencialmente destruidor, o que não deve ser entendido apenas de maneira negativa (Andrade, 1942, p. 40). Era necessário combater as regras acadêmicas, a rigidez formal e a submissão aos modelos culturais estrangeiros. O escândalo, a provocação e o humor foram instrumentos utilizados para desestabilizar os padrões dominantes. A destruição promovida pelos modernistas abriu espaço para novas experiências e concedeu maior liberdade às gerações posteriores.

O próprio autor, entretanto, reconhece que essa postura também produziu consequências problemáticas. A necessidade constante de combater o passado teria enfraquecido, em determinados momentos, a serenidade necessária à criação artística. Além disso, o espírito de festa, de provocação e de experimentação poderia transformar-se em individualismo e distanciamento dos problemas sociais. A destruição era necessária, mas não poderia constituir a finalidade permanente da arte.

Um dos pontos centrais da conferência é a definição das três principais conquistas do Modernismo: o direito permanente à pesquisa estética, a atualização da inteligência artística brasileira e a estabilização de uma consciência criadora nacional (Andrade, 1942, p. 45). Esses três princípios representam, para Mário de Andrade, a contribuição histórica mais importante do movimento.

            O direito à pesquisa estética desvinculou a ideia de que o artista deveria obedecer a modelos previamente consagrados. A criação artística passou a ser compreendida como investigação, experimentação e busca de novas formas. O autor critica o academicismo justamente porque ele reproduzia padrões já estabilizados, eliminando a possibilidade de descoberta (Andrade, 1942, p. 46). Dessa maneira, o Modernismo não teria instituído uma nova estética obrigatória, mas conquistado a liberdade necessária para que diferentes propostas pudessem surgir (Andrade, 1942, p. 63).

A atualização da inteligência artística brasileira corresponde à aproximação da produção nacional com as transformações contemporâneas da arte e do pensamento. Antes do Modernismo, segundo o autor, muitas tendências chegavam ao Brasil quando já estavam estabilizadas ou transformadas em modelos acadêmicos na Europa. Os modernistas procuraram estabelecer uma relação mais imediata com o seu tempo, permitindo que o país participasse ativamente dos debates artísticos internacionais.

Já a formação de uma consciência criadora nacional representou a tentativa de compreender e expressar o Brasil a partir de suas próprias características. Essa busca manifestou-se no interesse pela cultura popular, pelo folclore, pela diversidade regional e pela linguagem cotidiana. O objetivo não era apenas representar temas brasileiros, mas encontrar modos brasileiros de pensar e produzir arte.

A questão da língua ocupa posição significativa nessa discussão. Mário de Andrade considera insuficiente que os escritores pensassem de maneira brasileira enquanto continuavam submetidos integralmente às normas da gramática portuguesa. Para ele, era necessário rever o instrumento linguístico para que a expressão artística correspondesse à realidade psicológica e cultural do país (Andrade, 1942, p. 51).

O autor reconhece, ainda, os excessos e as dificuldades desse projeto. A criação imediata de uma suposta “língua brasileira” teria produzido experiências individuais sem uma base científica adequada (Andrade, 1942, p. 51). Essa autocrítica é relevante porque demonstra que Mário de Andrade não rejeita a norma simplesmente em favor de uma escrita espontânea, mas almejava alcançar uma linguagem artisticamente elaborada que incorpore as características da fala e da experiência brasileira. A liberdade linguística, portanto, não significa ausência de técnica, mas a construção consciente de outra técnica.

Outro aspecto importante da conferência é a recusa em definir o Modernismo como uma escola estética fechada. Para Mário de Andrade, o movimento foi principalmente um “estado de espírito revoltado e revolucionário” (Andrade, 1942, p. 69). Essa concepção ajuda a explicar a diversidade das obras modernistas. O movimento reuniu artistas com estilos, ideias e trajetórias diferentes, unidos menos por um conjunto fixo de regras do que pela oposição ao academicismo e pela vontade de renovação.

A parte mais intensa do texto encontra-se em sua conclusão, quando o autor transforma a análise histórica em confissão pessoal. Mário de Andrade reconhece que dedicou sua obra aos problemas de seu tempo e de sua terra, mas considera que sua atuação foi insuficiente (Andrade, 1942, p. 73). A liberdade estética conquistada pelo Modernismo não teria sido acompanhada por um envolvimento igualmente profundo com a transformação política e social.

Em 1942 o mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial, enquanto o Brasil vivia sob o Estado Novo de Getúlio Vargas. Diante das crises políticas e humanas de seu tempo, Mário de Andrade passa a questionar uma concepção de arte excessivamente concentrada na experimentação formal ou na realização individual do artista. Para ele, a arte possui uma função humana que ultrapassa a criação da beleza (Andrade, 1942, p. 72). O autor critica o afastamento dos intelectuais em relação à vida coletiva e reconhece que sua própria geração não participou suficientemente do “amilhoramento político-social do homem” (Andrade, 1942, p. 80). Assim, estabelece uma distinção entre liberdade estética e liberdade humana. Os modernistas conquistaram o direito de experimentar na arte, mas essa conquista não necessariamente resultou em maior compromisso com as necessidades concretas da sociedade.

A frase final “Marchem com as multidões” sintetiza essa preocupação (Andrade, 1942, p. 81). Mário de Andrade dirige-se às gerações posteriores e afirma que artistas, cientistas e profissionais não deveriam permanecer como simples observadores da vida. O conhecimento e a criação artística precisariam estar vinculados à experiência social e à defesa da dignidade humana, posição que pode ser interpretada como uma tentativa de superar o individualismo presente em parte da cultura modernista. No entanto, também deve ser examinada criticamente. A exigência de participação social não resolve automaticamente a complexa relação entre arte e política. Uma obra artisticamente autônoma pode produzir efeitos críticos relevantes, enquanto uma obra declaradamente engajada pode limitar-se à propaganda. Apesar disso, Mário de Andrade não propõe a submissão da arte a um programa partidário. Sua crítica está direcionada ao isolamento do artista e à indiferença diante dos problemas históricos.

Compreendo que um dos maiores méritos do texto se encontra justamente em sua honestidade intelectual, isto porque o escritor poderia ter transformado a conferência em uma celebração pessoal ou geracional, mas preferiu reconhecer erros, excessos e fracassos, inclusive quando diz que “os modernistas não deveriam servir de exemplo, mas poderiam servir de lição” (Andrade, 1942, p. 79), apresentando uma concepção madura da história: as experiências do passado não precisam ser idealizadas para que sejam valorizadas.

Também é necessário observar que a interpretação apresentada pelo autor está vinculada à posição social e geográfica de seu grupo. Embora reconheça manifestações modernistas em outras regiões, sua narrativa permanece fortemente centrada em São Paulo e nos círculos intelectuais frequentados por ele. A ideia de uma consciência nacional deve, portanto, ser analisada considerando as desigualdades e a diversidade cultural do país. O Modernismo paulista foi fundamental, mas não esgota os processos de renovação artística existentes no Brasil. Além disso, o povo aparece muitas vezes como objeto de estudo, inspiração ou destino da ação intelectual, e nem sempre como sujeito autônomo da produção cultural. Essa tensão revela um dos limites do projeto modernista: a valorização das culturas populares foi frequentemente conduzida por intelectuais pertencentes às elites urbanas. A própria autocrítica de Mário de Andrade, ao reconhecer seu “aristocracismo” (Andrade, 1942, p. 73), demonstra que ele possuía consciência dessa contradição.



[1] ANDRADE, Mário de. O movimento modernista: conferência realizada no Salão de Conferências da Biblioteca do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em 30 de abril de 1942. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1942.

 

Comentários

Postagens mais visitadas