Entre a ruptura estética e a responsabilidade histórica
O texto O movimento modernista[1], de Mário de Andrade, resulta de uma conferência proferida em 1942, vinte anos depois da Semana de Arte Moderna de 1922. Mais do que apresentar uma narrativa histórica sobre o Modernismo brasileiro, o autor realiza um balanço de sua própria geração e de sua participação no movimento. A distância temporal permite que ele examine tanto as conquistas modernistas quanto suas limitações, abandonando qualquer postura meramente comemorativa.
A conferência possui especial
relevância porque é produzida por um dos principais protagonistas do Modernismo
brasileiro que não escreve como um observador externo, mas como alguém que
participou diretamente das experiências, dos conflitos e das transformações
provocadas. Entretanto, essa proximidade não o leva a produzir uma defesa
incondicional de sua geração. Ao contrário, o autor assume uma postura
autocrítica e, em alguns momentos, demonstra profundo desconforto com aquilo
que ele e seus companheiros não conseguiram realizar.
Logo no início do texto, Mário de
Andrade apresenta o Modernismo como um movimento que ultrapassou os limites da
arte. Segundo ele, o movimento interferiu nos costumes sociais e políticos e
contribuiu para a formação de um novo estado de espírito nacional. A Semana de
Arte Moderna, nesse sentido, teria sido o “brado coletivo principal” de uma
transformação histórica mais ampla (Andrade, 1942, p. 13). O evento de 1922 não
teria criado isoladamente a renovação artística, mas funcionado como uma
manifestação pública e simbólica de mudanças que já estavam em curso na
sociedade brasileira.
Essa interpretação é importante
porque evita reduzir o Modernismo a um acontecimento restrito ao Teatro
Municipal de São Paulo. A Semana aparece como parte de um processo relacionado
à industrialização, à urbanização, ao contato com as vanguardas europeias e à
necessidade de revisão da cultura nacional. Mário de Andrade reconhece que os
modernistas foram porta-vozes de uma força “universal e nacional” muito mais
complexa do que os próprios participantes do movimento (Andrade, 1942, p. 14).
O autor também discute as
condições que tornaram São Paulo um espaço privilegiado para o surgimento do
Modernismo. A economia do café, a industrialização e a rápida transformação
urbana teriam aproximado a cidade das novidades intelectuais e artísticas internacionais
(Andrade, 1942, p. 27). Embora o movimento apresentasse forte preocupação com a
identidade brasileira, o escritor admite que parte considerável de suas formas
e propostas foi importada da Europa (Andrade, 1942, p. 26). Essa afirmação
revela uma das contradições fundamentais do Modernismo: a busca por uma cultura
autenticamente brasileira foi inicialmente estimulada por movimentos
estrangeiros de renovação estética.
Contudo, essa influência europeia
não significa que o Modernismo tenha se limitado à imitação. Os modernistas
apropriaram-se das vanguardas internacionais para questionar o academicismo e
repensar a realidade nacional. Assim, a importação de novas técnicas tornou-se
um instrumento de crítica à dependência cultural brasileira. A partir das
experiências europeias, os artistas procuraram construir formas próprias de
representação da língua, da cultura e da sociedade do país.
Na avaliação de Mário de Andrade,
o movimento modernista apresentou, em sua primeira fase, um caráter
essencialmente destruidor, o que não deve ser entendido apenas de maneira
negativa (Andrade, 1942, p. 40). Era necessário combater as regras acadêmicas,
a rigidez formal e a submissão aos modelos culturais estrangeiros. O escândalo,
a provocação e o humor foram instrumentos utilizados para desestabilizar os
padrões dominantes. A destruição promovida pelos modernistas abriu espaço para
novas experiências e concedeu maior liberdade às gerações posteriores.
O próprio autor, entretanto,
reconhece que essa postura também produziu consequências problemáticas. A
necessidade constante de combater o passado teria enfraquecido, em determinados
momentos, a serenidade necessária à criação artística. Além disso, o espírito
de festa, de provocação e de experimentação poderia transformar-se em
individualismo e distanciamento dos problemas sociais. A destruição era
necessária, mas não poderia constituir a finalidade permanente da arte.
Um dos pontos centrais da
conferência é a definição das três principais conquistas do Modernismo: o
direito permanente à pesquisa estética, a atualização da inteligência artística
brasileira e a estabilização de uma consciência criadora nacional (Andrade,
1942, p. 45). Esses três princípios representam, para Mário de Andrade, a
contribuição histórica mais importante do movimento.
O direito à pesquisa estética desvinculou a ideia de que o
artista deveria obedecer a modelos previamente consagrados. A criação artística
passou a ser compreendida como investigação, experimentação e busca de novas
formas. O autor critica o academicismo justamente porque ele reproduzia padrões
já estabilizados, eliminando a possibilidade de descoberta (Andrade, 1942, p.
46). Dessa maneira, o Modernismo não teria instituído uma nova estética
obrigatória, mas conquistado a liberdade necessária para que diferentes
propostas pudessem surgir (Andrade, 1942, p. 63).
A atualização da inteligência
artística brasileira corresponde à aproximação da produção nacional com as
transformações contemporâneas da arte e do pensamento. Antes do Modernismo,
segundo o autor, muitas tendências chegavam ao Brasil quando já estavam estabilizadas
ou transformadas em modelos acadêmicos na Europa. Os modernistas procuraram
estabelecer uma relação mais imediata com o seu tempo, permitindo que o país
participasse ativamente dos debates artísticos internacionais.
Já a formação de uma consciência
criadora nacional representou a tentativa de compreender e expressar o Brasil a
partir de suas próprias características. Essa busca manifestou-se no interesse
pela cultura popular, pelo folclore, pela diversidade regional e pela linguagem
cotidiana. O objetivo não era apenas representar temas brasileiros, mas
encontrar modos brasileiros de pensar e produzir arte.
A questão da língua ocupa posição
significativa nessa discussão. Mário de Andrade considera insuficiente que os
escritores pensassem de maneira brasileira enquanto continuavam submetidos
integralmente às normas da gramática portuguesa. Para ele, era necessário rever
o instrumento linguístico para que a expressão artística correspondesse à
realidade psicológica e cultural do país (Andrade, 1942, p. 51).
O autor reconhece, ainda, os
excessos e as dificuldades desse projeto. A criação imediata de uma suposta
“língua brasileira” teria produzido experiências individuais sem uma base
científica adequada (Andrade, 1942, p. 51). Essa autocrítica é relevante porque
demonstra que Mário de Andrade não rejeita a norma simplesmente em favor de uma
escrita espontânea, mas almejava alcançar uma linguagem artisticamente
elaborada que incorpore as características da fala e da experiência brasileira.
A liberdade linguística, portanto, não significa ausência de técnica, mas a
construção consciente de outra técnica.
Outro aspecto importante da
conferência é a recusa em definir o Modernismo como uma escola estética
fechada. Para Mário de Andrade, o movimento foi principalmente um “estado de
espírito revoltado e revolucionário” (Andrade, 1942, p. 69). Essa concepção ajuda
a explicar a diversidade das obras modernistas. O movimento reuniu artistas com
estilos, ideias e trajetórias diferentes, unidos menos por um conjunto fixo de
regras do que pela oposição ao academicismo e pela vontade de renovação.
A parte mais intensa do texto
encontra-se em sua conclusão, quando o autor transforma a análise histórica em
confissão pessoal. Mário de Andrade reconhece que dedicou sua obra aos
problemas de seu tempo e de sua terra, mas considera que sua atuação foi insuficiente
(Andrade, 1942, p. 73). A liberdade estética conquistada pelo Modernismo não
teria sido acompanhada por um envolvimento igualmente profundo com a
transformação política e social.
Em 1942 o mundo enfrentava a
Segunda Guerra Mundial, enquanto o Brasil vivia sob o Estado Novo de Getúlio
Vargas. Diante das crises políticas e humanas de seu tempo, Mário de Andrade
passa a questionar uma concepção de arte excessivamente concentrada na experimentação
formal ou na realização individual do artista. Para ele, a arte possui uma
função humana que ultrapassa a criação da beleza (Andrade, 1942, p. 72). O
autor critica o afastamento dos intelectuais em relação à vida coletiva e
reconhece que sua própria geração não participou suficientemente do
“amilhoramento político-social do homem” (Andrade, 1942, p. 80). Assim,
estabelece uma distinção entre liberdade estética e liberdade humana. Os
modernistas conquistaram o direito de experimentar na arte, mas essa conquista
não necessariamente resultou em maior compromisso com as necessidades concretas
da sociedade.
A frase final “Marchem com as
multidões” sintetiza essa preocupação (Andrade, 1942, p. 81). Mário de Andrade
dirige-se às gerações posteriores e afirma que artistas, cientistas e
profissionais não deveriam permanecer como simples observadores da vida. O conhecimento
e a criação artística precisariam estar vinculados à experiência social e à
defesa da dignidade humana, posição que pode ser interpretada como uma
tentativa de superar o individualismo presente em parte da cultura modernista.
No entanto, também deve ser examinada criticamente. A exigência de participação
social não resolve automaticamente a complexa relação entre arte e política.
Uma obra artisticamente autônoma pode produzir efeitos críticos relevantes,
enquanto uma obra declaradamente engajada pode limitar-se à propaganda. Apesar
disso, Mário de Andrade não propõe a submissão da arte a um programa
partidário. Sua crítica está direcionada ao isolamento do artista e à
indiferença diante dos problemas históricos.
Compreendo que um dos maiores
méritos do texto se encontra justamente em sua honestidade intelectual, isto
porque o escritor poderia ter transformado a conferência em uma celebração
pessoal ou geracional, mas preferiu reconhecer erros, excessos e fracassos,
inclusive quando diz que “os modernistas não deveriam servir de exemplo, mas
poderiam servir de lição” (Andrade, 1942, p. 79), apresentando uma concepção
madura da história: as experiências do passado não precisam ser idealizadas
para que sejam valorizadas.
Também é necessário observar que
a interpretação apresentada pelo autor está vinculada à posição social e
geográfica de seu grupo. Embora reconheça manifestações modernistas em outras
regiões, sua narrativa permanece fortemente centrada em São Paulo e nos
círculos intelectuais frequentados por ele. A ideia de uma consciência nacional
deve, portanto, ser analisada considerando as desigualdades e a diversidade
cultural do país. O Modernismo paulista foi fundamental, mas não esgota os
processos de renovação artística existentes no Brasil. Além disso, o povo
aparece muitas vezes como objeto de estudo, inspiração ou destino da ação
intelectual, e nem sempre como sujeito autônomo da produção cultural. Essa
tensão revela um dos limites do projeto modernista: a valorização das culturas
populares foi frequentemente conduzida por intelectuais pertencentes às elites
urbanas. A própria autocrítica de Mário de Andrade, ao reconhecer seu
“aristocracismo” (Andrade, 1942, p. 73), demonstra que ele possuía consciência
dessa contradição.
[1] ANDRADE, Mário de. O
movimento modernista: conferência realizada no Salão de Conferências da
Biblioteca do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em 30 de abril de
1942. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1942.



Comentários
Postar um comentário